top of page

Diana Barnabé, nascida e criada na periferia do Porto desde 1991. Licenciada em 2012, em interpretação, pela Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo. Curiosa e estudiosa por natureza. Apaixonada pelo movimento e pelas possibilidades infinitas da criação a partir do corpo, do espaço e da improvisação.

Ao longo do seu percurso, teve como professores António Durães, Claire Binyon, Richard Stourac, Luís Varela, Gilberto Oliveira, Inês Lua, Lee Beagly, Joeff Bayle, Fernando Mora Ramos, Marco António Rodrigues.
Teve ainda formação em teatro, teatro físico, dança e acrobacia com Tejo Janssen, Leela Alaniz, Alex Capessola, Luis Garay, Max Oliveira, Dinis Machado, Marienne Baillot, Juliana Moura, Bruno Carvalho, Daniel Varas, Cristofer Astorga, Felipe Espinoza, Victor Hugo Pontes, Nuno Pino Custódio, Joana Pupo e Jaime Mears
.

Em 2014 fundou a plataforma de investigação multidisciplinar Carruagem - Tráfego de Ideias, cujas criações circularam de Portugal a Macau. No teatro, integrou o elenco de mais de uma dezena de espectáculos, dos quais destaca o espectáculo As Coisas Pelos Nomes, da Carruagem, dirigido por Daniel Macedo Pinto, que recebeu o apoio da GDA para espectáculos ao vivo e em tournée (2015/2016).

Como criadora, assina a co-criação do espectáculo Pega-Monstros (Carruagem, 2014) e a direcção do espectáculo Bichos Carpinteiros (Carruagem, 2016), para além de uma dezena de espectáculos dirigidos em grupos de teatro escolar, teatro amador, grupos juvenis e em cursos e formações de teatro.

Desde 2010 trabalha como formadora, tendo dirigido grupos de crianças e jovens entre os 3 e os 18 anos, em colaboração com diversas instituições, desde jardins de infância e escolas secundárias a academias e escolas de formação em teatro.
Em 2017, criou o projecto DESCARRILAR, composto por laboratórios de investigação e criação que pretendem trabalhar no desenvolvimento e capacitação pessoal de jovens e adultos. Lançou o Laboratório "É urgente o Teatro" que conta já com três edições e, a convite do Instituto Camões, dirigiu ainda o Laboratório "Palavras minhas e tuas", na Universidade de Leeds.

Actualmente desdobra-se entre o trabalho como actriz, a direcção artística da Carruagem e o trabalho como formadora. 

bottom of page